quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Garota de 14 anos inventa purificador de água revolucionário

Ela quer criar uma entidade sem fins lucrativos para implantar e popularizar os benefícios de seu purificador
Enquanto muitas adolescentes americanas sonham em ganhar o America´s Next Top Model, outras se inscrevem em um tipo de concurso que, em vez de premiar a beleza, incentiva jovens a criarem soluções que podem, na prática e não só na teoria, mudar o mundo para melhor. Que tal um purificador de água inventado por uma menina de 14 anos?

Deepika Kurup é a garota em questão. Americana de origem indiana, em uma visita ao seu país de origem ela viu crianças tomando água de uma piscina abandonada. Nesse momento, botou na cabeça que ia resolver o problema do acesso ao recurso no planeta. Ainda não resolveu, mas está fazendo por onde. Ela foi a grande vencedora do The Discovery Education 3M Young Scientist Challeng, a tal antítese do America´s Next Top Model promovida pelo canal de televisão e pela multinacional americana para estimular a inovação científica para alunos de quinta a oitava série.

Com o primeiro lugar no concurso, Deepika ganhou 25 mil dólares pra começar a desenvolver o produto que inventou, um purificador de água que funciona através da luz do sol. E nada mais. Ela pegou uma amostra de água suja direto da estação de tratamento de esgoto de sua cidade, Nashua, no estado de New Hampshire, e fez os testes no próprio quintal.

Mata bactérias

Ao expor óxido de titânio e óxido de zinco à luz solar, o sistema gerou radicais hidroxilos, que têm a capacidade de matar bactérias presentes na água e que fazem mal à nossa saúde. Horas depois, a quantidade de coliformes fecais tinha sido reduzida consideravelmente.

Quando crescer ela quer ser neurologista. Por enquanto, seu próximo passo será patentear seu invento. Mas até nisso a garota esbanja uma inteligência acima da média: ela quer criar uma entidade sem fins lucrativos para implantar e popularizar os benefícios de seu purificador.

Via Ecod

Nenhum comentário:

Postar um comentário