terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Florianópolis terá ponto de ônibus com teto verde e energia solar

Ponto de ônibus terá nichos para carregar celular e espaço para pessoas com dificuldade de locomoção - Divulgação
Manter o smartphone carregado é uma verdadeira obsessão para muita gente. E, muitas vezes, faltam tomadas para tantos aparelhos espalhados em bolsos e mochilas pelas grandes cidades do país. Um projeto idealizado pelo núcleo de paisagismo da Associação Comercial e Industrial em Florianópolis, porém, pretende ajudar aos “conectados”, e ainda mais, num momento de total inércia, enquanto esperam o ônibus.

A estrutura, que também é um ponto de ônibus, contará com teto verde e nichos para carregar celulares, além de painéis solares. O ponto terá 9,8 m² e quatro espaços para recarregar telefones. Além das comodidades adicionadas, o espaço também terá um painel eletrônico para informar sobre as linhas que param ali e um espaço para deficientes físicos se abrigarem.

A base do “ponto verde” é constituída por chapas de maneira plástica feitas de material reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça no forro da cobertura e os bancos. Já o teto, coberto por plantas, é mantido com água recolhida pelo sistema próprio de captação de água da chuva.

A energia gerada pelas placas fotovoltaicas, além de alimentarem os nichos carregando celulares, também será usada para iluminar o ambiente. O sistema possui autonomia de três dias e poderá reservar até 180 litros de água para a irrigação do teto verde.

O projeto foi idealizado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e começa a receber os primeiros passageiros hoje, 8 de dezembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário