quarta-feira, 14 de outubro de 2015

WWF Brasil cria calculadora que mede impacto ambiental dos consumos

Mobilidade urbana e energia sustentável são alternativas para conter os números da Calculadora

A Organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF, Fundo Mundial para a Natureza) criou a “Calculadora da Pegada Ecológica” em que é possível que o brasileiro calcule seu impacto no meio ambiente. A ferramenta foi criada por meio dos programas Água Brasil e Cerrado Pantanal, e tem uma metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais, com a capacidade regenerativa do planeta.

O Amazônia Brasileira conversou com a especialista em conservação da WWF-Brasil, Terezinha Martins. Ela explica que a calculadora é uma ferramenta para entender quanto ainda nos resta de recursos ecológicos: “baseado nos dados de consumo do Brasil, recursos ecológicos como agricultura, pastagens, florestas, ou seja, a biocapacidade do planeta, poderá ser medida pelo nosso consumo. E assim conseguiremos ver o que temos disponível em recursos ecológicos, e que marca estamos deixando no planeta.”

Para Terezinha, independente da calculadora, é necessário que a população cobre do governo políticas públicas eficazes relacionadas à mobilidade urbana, construções sustentáveis, outras formas de produção de energia, compras sustentáveis do governo, compras de madeira legal, além de que governo e empresas devem colaborar para uma pegada de baixo carbono e produzir materiais de escala mais sustentável: “a sociedade deve estar mais atenta para essas questões e fazer as pressões necessárias”.

A calculadora está dividida em cinco categorias: alimentação, moradia, bens, serviço, tabaco e transporte. Seus resultados serão utilizados para descobrir onde se deve atuar com campanhas para o consumo responsável, além de alertar a população que poderá entender onde e como mudar seus hábitos de consumo para fazer sua parte, pois a calculadora além de fazer a avaliação dos hábitos de consumo, ainda dá dicas sobre como mitigar este impacto.

A especialista do WWF alerta: “o planeta é finito e é necessário ter atitudes mais sustentáveis no dia a dia”.

Para utilizar a calculadora basta acessar o site da WWF-Brasil.


Por Amazônia Brasileira- Rádio Nacional da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário