quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Oslo banirá a circulação de automóveis no centro até 2019

A região terá toda a infraestrutura adaptada para a convivência entre pedestres e ciclistas Foto: Daniel78/ Wikimedia Commons
Tida por muitos urbanistas como solução para o fim dos engarrafamentos e da poluição nos grandes centros, o banimento dos carros começa a ganhar força pelo mundo. Quem experimentará essa tática de vanguarda agora são os moradores de Oslo, capital norueguesa. A cidade decidiu banir a circulação de carros permanentemente na região central, porém a medida começará a valer somente em 2019.


De acordo com a divulgação da Reuters, feita no início da semana, o governo local acredita que a medida será benéfica para o comércio e turismo. Focado para a convivência de pedestres e ciclistas, este novo centro demandará do município a construção de ao menos 60 quilômetros de ciclovias, impulsionando também os investimentos em transporte público.

Com cerca de 600 mil habitantes e 350 mil carros, a capital norueguesa permitirá que os automóveis circulem na região somente em situações especiais, como o transporte de pessoas com restrições de mobilidade e também no abastecimento de estabelecimentos comerciais, porém em momentos específicos para operações de carga e descarga.

Além da capital, outras cidades poderão compartilhar de ações semelhantes. O conselho municipal de Oslo realizará, periodicamente, consultas públicas focadas na melhoria e ampliações de programas no gênero.

Outras soluções

Assim como Oslo, outras capitais já adotaram práticas semelhantes, porém temporárias. Paris já começou a testar o modelo em setembro. Já Madri, planeja uma ação semelhante à capital norueguesa até 2020.


Em Milão, quem optar pelo transporte público será beneficiado pelo governo e, na capital britânica, os motoristas que preferirem sair com seus automóveis tem de pagar os pedágios urbanos espalhados pelos centros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário