quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

6 maneiras inusitadas de aproveitar recipientes de vidro



Pequenos potes ou frascos de vidro fazem parte de qualquer cozinha. E, por maior que seja a vontade (e a atitude) de reciclá-los, muitas vezes eles continuam se acumulando em casa, ocupando espaços indesejados e ficando sem nenhuma função.

Reutilizá-los como objetos de decoração pode ser uma boa alternativa para quem é adepto do uso consciente. Destacamos seis usos inusitados para que você possa exercitar ao máximo a sua criatividade.


Confira:


1 – Guardar sais de banho

Imprimir rótulos personalizados dá uma nova perspectiva para o uso dos potes decorados (foto: Country Living)

Pode parecer complicado ou mesmo brega, mas utilizar garrafas para armazenar itens de banho, como sabonetes, sais e cremes pode ficar bonito e charmoso. A imagem acima diz tudo.

Para personalizá-los, imprima rótulos indicando cada um dos itens e disponha os frascos da maneira como achar melhor.

2 – Copos de drinques individuais

Que tal inovar na hora de servir os drinques? (foto: Embellished Weddings)

O improviso é a palavra de ordem na hora de transformar pequenos frascos em copos para drinques individuais. Não há uma regra ou modelo específico, o que deve mandar por aqui é a criatividade.

Fitas, tampas decorativas e pinturas podem dar uma nova cara para os seus velhos potes de vidro.

3 – Luminária


DIY de alto nível com esta luminária pendente feita com garrafas (foto: Pottery Barn)

Não é qualquer um entendido no Do It Yourself (DIY) que pode fazer uma autêntica luminária de potes de vidro. Para montar uma dessas, é necessário ter conhecimentos de eletricidade.

Então, depois de aprontar os recipientes, recorra a um eletricista ou alguém que tenha conhecimento prévio. Afinal, ninguém gosta de levar choques.

4 - Suporte para velas


Para resolver o problema das velas que se apagam (foto: Oartesanato.com)


É um problema manter velas acesas ao ar livre? Coloque-as dentro de um frasco de vidro (sem a tampa) e utilize-o como suporte. Procure saber se o frasco suporta o calor – surpreendentemente, uma pequena vela pode aquecer bastante.

Desta forma não só vai impedir que a vela apague, como também reduzirá o risco de potenciais incêndios. Se colocar algumas correntes aos frascos, pode até pendura-los ou transformá-los em pequenos candelabros.


5 - Vasos ou terrários


Tinta e flores mudam a cara de qualquer pote de vidro (foto: Country Living)

Um dos fins mais comuns para potes de vidro é transformá-los em pequenos vasos. Mesclando vários tipos é possível decorar até mesmo a mesa para o jantar. Usando tintas e a criatividade, eles poderão se tornar peças importantes na decoração da casa. Outra alternativa é usá-las como terrários.

Para isto, basta fazer um pequeno furo no fundo para que a água possa escoar. Caso não tenha habilidades manuais para fazer isso, procure um profissional para ajudar.

6 – Porta-retratos


Que tal um porta-retratos diferente? (foto: photojojo)

Não, você não leu errado. Com frascos usados é possível, sim, fazer portas-retratos. Basta usar o pote de cabeça para baixo e colocar uma foto, que, dependendo do tamanho pode ficar um pouco dobrada. O resultado final é um porta-retratos diferente e sustentável.


Bônus – Decoração para festas



Decoração criativa para festas (foto: Embellished Weddings)

Combinando a decoração de vasos, as dicas para luminárias e as velas, você também poderá decorar o seu quintal, seja para uma festa, seja para dias comuns.

E você, o que achou?


Foto de capa: Nautical Cottage Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário