terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Britânicos criam lavadora que economiza até 90% de água


No alto do ranking de consumo de água, as máquinas de lavar também já têm a sua versão sustentável. Criada por um grupo de pesquisadores ingleses, o eletrodoméstico utiliza um novo sistema com polímeros, que são capazes de remover manchas, odores e sujeira economizando cerca de 90% de água e 50% de energia, quando comparada com os modelos tradicionais.
Ecologicamente correta, a tecnologia também se torna uma alternativa ambiental interessante, pois o material pode ser reutilizado até 100 vezes e também pode ser reciclado. Além disso, os polímeros conferem uma camada protetora à roupa, impedindo que esta se manche.
Batizada de Xeros, a lavadora econômica tem a sua eficiência comprovada em nível industrial, pois está sendo usada em alguns hotéis de Londres. Mesmo assim ainda não há previsão de quando deverá ser usada de maneira doméstica.
De acordo com os inventores, se a nova tecnologia substituísse todas as máquinas tradicionais do Reino Unido, poderiam ser poupadas sete milhões de toneladas de água por semana e cerca de 4,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono deixariam de ser emitidos por ano – o que equivale à emissão total de cerca de 1,4 milhões de carros.

Foto: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário