segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Butão cultivará somente agricultura orgânica


Conhecido por ser o “país da felicidade”, o Butão também deverá ser chamado em um futuro breve de “ a nação dos orgânicos”.  Isto porque, pesticidas, agrotóxicos e outros produtos de origem química não serão mais usados para melhorar a agricultura local.

De acordo com a agência internacional Pressenza IPA, a novidade foi anunciada pelo ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, que também é agricultor. Isso torna o Butão o primeiro país do mundo a produzir exclusivamente com agricultura ecológica.

Segundo Gyamtsho, a decisão evitará possíveis contaminações ao solo e às águas subterrâneas do país, além de garantir o valor nutricional dos alimentos na agricultura convencional.

Com uma das menores economias do mundo, a população vive essencialmente da agricultura e criação animal. Atualmente, os adubos orgânicos naturais já são a opção de muitos moradores devido ao custo alto dos produtos artificiais. Entretanto, mesmo os que possuem condições de arcar com os valores terão de ser adequar aos fertilizantes obtidos de seu gado.

Ainda segundo a nota, o governo pretende investir na variedade de alimentos imunes a pragas e, futuramente, exportar alimentos naturais para China, Índia, entre outros países vizinhos.



Foto: Zachary Collier / Flickr (Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário