quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Samsung cria impressora feita de papelão



A marca de eletrônicos Samsung apresentou recentemente a impressora mais sustentável já feita. Feito em papelão reciclável – e um pedaço de plástico em seu interior –, o modelo chamado sugestivamente de Origami é um marco na luta para diminuição dos impactos ambientais causados na produção destes equipamentos.

Como o próprio nome indica, a impressora é totalmente dobrável, tendo encaixes embutidos no lugar dos parafusos. De fácil montagem, o dispositivo pode ser transportado com facilidade. Outra vantagem do equipamento é a sua personalização. Como é feito em materiais versáteis e descartáveis, ela pode ser reciclada sem grandes problemas.

Segundo a Wired, a ideia para a criação das impressoras sustentáveis surgiu quando Seung-wook Jeong, chefe de design da Samsung, visitava uma confeitaria e percebeu que poderia aplicar em seu produto o mesmo conceito utilizado nas embalagens de doces. 

Dobrável, a impressora origami pode ser desmontada sem problemas

“E se colocássemos o mecanismo de uma impressora numa caixa de papelão, na frente do consumidor, como numa confeitaria?”, questionou-se. Não deu outra: depois de o projeto literalmente sair do papel, a impressora foi ganhadora do Prêmio Internacional de Excelência em Design 2013 (IDEA, em inglês), importante concurso de design de produto.

Embora tenha grande apelo, a impressora de papelão ainda não está disponível para consumo. Por outro lado, a marca sul-coreana já estuda lançar os primeiros modelos neste formato em breve.

E você, gostou da ideia? Veja o vídeo explicativo fornecido pela Samsung.

Foto: Samsung / divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário