quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Saiba como fazer a horta vertical do Lar doce Lar



Unir técnicas de arquitetura arrojada com elementos sustentáveis tem sido um dos maiores desafios para arquitetos e paisagistas na atualidade. Um dos grandes entusiastas desta junção de conceitos é MarceloRosembaum.

No comando do quadro Lar doce Lar, no programa Caldeirão doHuck, ele foi responsável por algumas invenções que se tornaram verdadeiras manias para quem preza por este estilo de vida. A mais comentada delas é a Horta Vertical feita com Garrafas PET, que, de tanto sucesso, acabou ganhando um passo a passo para quem gostou da ideia.  

Ideal para casas pequenas e com corredores estreitos, a intervenção resolve dois problemas de uma só vez: leva a natureza para o lar e reaproveita o plástico de uma maneira criativa e benéfica para o meio ambiente.
Veja o passo a passo e faça você também:

Materiais:

- Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa;
- Tesoura
- Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
- Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET
- Terra
- Muda de planta

Modo de fazer:


Corte o meio da garrafa PET, como na foto abaixo, em um formato que imite o de um vaso. 



Para fixar as garrafas, devemos fazer dois furos no fundo e dois na sua parte superior.

A imagem, divulgada pelo próprio Rosembaum, deixa bem claro onde as marcações devem ser feitas. Além dos furinhos para passar a corda, é necessário um pequeno furo no fundo da garrafa. A água usada para regar a muda precisa escoar.



Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro.



Para que as garrafas não escorreguem, pode ser feito um nó na parte inferior ou também ser usado um cordoalho/ arruela/ arame, como está descrito na imagem. 



Depois, basta esticar e fixar a corda na parede.

Fotos: Rosembaum

Nenhum comentário:

Postar um comentário