quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Aprenda a identificar um produto certificado


Uma das maiores dúvidas na hora de comprar produtos feitos de maneira sustentável é quanto a autenticidade de sua certificação ambiental. Como identificá-la, quais são os seus principais benefícios e como não ser enganado com a chamada “maquiagem verde” constantemente dificultam a vida deste quem aposta em produtos responsáveis.


Para papéis e outros itens que tem a madeira como matéria-prima, a maneira mais segura de saber onde e o que pode comprar é através do FSC®, hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes. FSC® é a sigla em inglês para Forest Stewardship Council®, ou Conselho de Manejo Florestal. Produtos que possuem esse selo têm garantia de certificação florestal.

Entre os seus principais benefícios, o selo "verde" garante que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes.

A certificação é uma garantia de origem que serve também para orientar o comprador atacadista ou varejista a escolher um produto diferenciado e com valor agregado, capaz de conquistar um público mais exigente e, assim, abrir novos mercados. 

“Para uma empresa como a Curves, que tem como valores respeito, comprometimento e transparência, nada mais justo do que agir desta forma não só com nossas alunas, mas também com o meio ambiente. 

Para a impressão das 320 mil cópias de jornais que distribuímos bimestralmente, uma das exigências que fazemos é que a gráfica ofereça papel certificado e tintas isentas de substâncias tóxicas.” Afirma Luciana Mankel, diretora de operações da rede de franquias de academias femininas. 

Ao mesmo tempo, a certificação permite ao consumidor consciente a opção de um produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais. 

O site de venda de móveis Meu Móvel deMadeira, que em 2006 iniciou uma loja online de móveis sustentáveis, inédita no Brasil, e em 2008 conseguiu juntamente com a Unidade Fabril, Divisão Móveis da Celulose Irani, a certificação FSC oferece móveis certificados direto ao consumidor. 

Como encontrá-los?

Se você quer verificar se um produto é certificado ou mesmo pesquisar onde pode comprá-los, acesse o info.fsc.org,  um banco de dados de certificados do sistema FSC (Manejo Florestal e Cadeia de Custódia) no mundo todo. A pesquisa pode ser feita pelo código do certificado, número de licença FSC, nome da empresa ou mesmo pelo tipo de produto.

(Fontes: WWF Brasil,  e Curves Brasil)
Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário