segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Arquiteta americana constrói casa sustentável com US$ 12 mil


Uma das principais queixas de quem planeja deixar sua casa mais sustentável é o alto custo com materiais de construção e tecnologia. Porém, a arquiteta norte-americana Macy Miller provou que com somente US$ 12 mil é possível tornar este sonho realidade. E o melhor, sem gastar fortunas. 
A situação que a levou a este projeto revolucionário é que não era lá muito positiva. Miller estava divorciada, desempregada e prestes a perder a casa em que morava em um processo de hipoteca. Neste contexto, ela teve a ideia de construir sua nova morada.

Mesmo com espaço reduzido, a Tiny House de  Macy Miller é confortável e aconchegante (foto: Macy Miller)

O plano da profissional consistia em levantar, a partir de uma plataforma móvel (uma carreta), uma pequena casa de sete metros de comprimento e dois metros e meio de altura. Batizado de Tiny House (casa pequena), seu novo lar coseguiu ser compacto e eficiente, sem abrir mão do conforto. 

Com apenas dois metros e meio de largura, a Tiny House é composta por sala, cozinha, banheiro e quarto (foto: Macy Miller)
A construção, que levou cerca de um ano e meio para ficar pronta - ela só teve a ajuda do namorado e do pai - conta com iluminação, área de cozinha e um banheiro funcional. Alguns dos principais componentes da casa, como as janelas e portas foram doadas ou compradas de segunda mão.

Feita com madeira reciclável, a fachada é um dos destaques da construção (foto: Macy Miller)
Quanto aos itens sustentáveis, o local tem a sua fachada composta por painéis de madeira reciclada e um sistema de compostagem moderno. De acordo com Miller, com o passar do tempo, é provável que outros itens, como painéis de iluminação solar, sejam acoplados ao lugar, que pode ficar ainda mais eco-friendly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário