quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Aplicativo "vigia" responsabilidade socioambiental de empresas



Na hora de comprar alimentos no mercado, muitas vezes fica difícil saber se a responsabilidade ambiental, muitas vezes prometida, de fato está sendo cumprida pelos fabricantes. 

Porém, um novo aplicativo promete mudar essa situação incômoda. Batizada de Buycott (palavra que significa antiboicote, uma mistura das palavras comprar ‘buy’ e boicotar ‘boycott’), a ferramenta faz a leitura de código de barras da embalagem para que sejam obtidos detalhes sobre a percepção de responsabilidade socioambiental da empresa.

Acessando um banco de dados com informações sobre o desempenho socioambiental do grupo, o consumidor decide se boicota ou compra, eliminando assim a tentação de qualquer empresa de fazer a chamada maquiagem verde (greenwashing).

Os mais engajados poderão suas campanhas no app, divulgando informações e avaliações de cada produto. E apoiar as que realmente fazem algo positivo.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para o mercado norte americano.  Quem sabe em breve os brasileiros também não tenham acesso a este app? 

Foto: Nicola / Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário