terça-feira, 22 de outubro de 2013

“Plugue de janela” recarrega eletrônicos com energia solar



No mundo do design verde, encontrar maneiras criativas e eficientes de captar energia de fontes alternativas tem sido uma verdadeira obsessão entre esses profissionais. E por mais que surjam novas formas de se fazer isso todos os dias, de vez em quando aparece algo para deixar todo mundo de cabelo em pé.

Desta vez, o espanto ficou por conta da dupla chinesa Song e Boa Oh, que promete nada menos do que gerar energia solar “apenas” com uma tomada acoplada em uma janela com bastante incidência solar.



Intitulado "Solar Window Socket" o dispositivo é composto por um plug para tomada de um lado e uma placa plástica transparente de sucção em outro. Desta forma, o aparelho consegue captar e converter a energia do sol em eletricidade. 

Com capacidade de armazenamento de 1000 miliampere-hora (mAh), o aparelho tem carga suficiente para deixar um smartphone ou tablete totalmente carregado. Outra vantagem anunciada pelos desenvolvedores é a capacidade de reter ou liberar a passagem de energia, evitando que haja desperdício após a captação.



Para recarregar o “Window Socket”, é necessário um tempo total de exposição que pode durar de cinco a oito horas.



Mesmo sendo tão incrível, o sistema ainda está em fase de aperfeiçoamento e, segundo os criadores do projeto, após serem resolvidos alguns erros técnicos, o produto deve chegar as prateleiras de todo o mundo.

Esperemos até lá.




Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário