quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Escritório sueco cria flat sustentável de apenas 10 m²



Você faz parte do time dos que reclamam do tamanho da casa? Imagina só se ela tivesse apenas 10m² e que, neste pequeno espaço, estivessem incluídos um banheiro, uma cozinha, um dormitório e um escritório? Impossível? Se depender do escritório sueco Tengbom arquitetos, parece que não.


Feita especialmente para os estudantes da Universidade de Lund, no país nórdico, a pequena morada segue, de acordo com os fabricantes, a cartilha da construção sustentável. A estrutura do “loft” é toda em madeira laminada cruzada, o que reduz em até 50% o impacto ecológico da construção e o custo final do aluguel.



Esta mudança além de baratear a estadia dos universitários, também aumentará a área de dormitórios da instituição, já que, com a mudança, as residências passarão de 25 m² para 10m².

Além da fachada em um formato pouco convencional, a casa chama a atenção pela parte interna. Apesar do espaço evidentemente restrito, o projeto consegue resolver praticamente todos os problemas que uma casa deste tamanho poderia ter.


O mezanino-dormitório é a melhor delas, pois consegue isolar o “quarto” do restante da casa, sem interferir na sua estrutura. Outro detalhe bastante útil é a quantidade de prateleiras escavadas nas paredes. Práticas e funcionais, elas conseguem suprir praticamente todas as necessidades de quem mora sozinho.

Ainda em fase de testes, a casa estudantil terá suas primeiras 22 unidades entregues somente em maio do ano que vem. Até lá, é possível conferir – e entrar – um protótipo idêntico, que estará em exibição até 8 de dezembro no Museude Arte Virserum, no condado Småland, na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário