segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Engenheiro japonês desenvolve lixeira que "persegue" o lixo



Está difícil jogar aquele guardanapo usado no latão de lixo? Deixou o papel de bala cair no chão? Não se preocupe, a lixeira vai até você e recolhe tudo. A frase, que parece ter saído de um filme dos anos oitenta está mais próxima da realidade do que nunca.


Apresentado – e premiada – na 17ª edição do Japan Media ArtsFestival, o protótipo da Smart Trash Can pretende satisfazer todos os desejos dos mais preguiçosos. Desenvolvido pelo engenheiro japonês Minoru Kurata, o dispositivo “sente” o lixo através de sensores acoplados no fundo da lata, enviando a informação para um computador, que calcula onde o objeto vai cair e manda o comando para a lixeira.

Outro detalhe interessante do aparelho é a sua movimentação, pensada para evitar quedas e fortes colisões. De acordo com o criador da “lixeira esperta” dispõe de um mecanismo especial, que tem somente um único eixo, que funciona tanto para a rotação da roda quanto para a mudança do ângulo. Desta forma, não há mudança de direção.



Em fase de testes, o dispositivo representa um grande avanço nos itens domésticos e pode ser adaptado para o uso doméstico no futuro, garantiu o seu criador do produto. O primeiro passo para isso, de acordo com Kurata, é a busca pela patente do utensílio, que já está sendo feita.


Até lá, você vai ter que se contentar em caminhar até a lixeira e jogar o lixo no lugar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário