sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Município cearense ganha primeira usina solar em escala comercial do Brasil



Localizado a 360 Km de Fortaleza,  no Ceará, precisamente no município de Tauá, foi inaugurada na última quinta-feira a primeira usina de energia solar em escala comercial do Brasil. Com capacidade inicial de 1MW, suficiente para abastecer 1,5 mil famílias, o empreendimento recebeu cerca de R$ 10 milhões em sua planta. 


A cidade cearense foi escolhida por seus ótimos índices de radiação solar ao longo de todo o ano.


Autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), a empresa já pode expandir sua capacidade até 5 MW. 

Hoje, a usina ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos, que absorvem a luz do sol para transformação em energia elétrica. O projeto concebido pela MPX para a usina solar chega a 50 MW. 




Para que o projeto fosse desenvolvido, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contribuiu com R$ 1,2 milhão. 

Independente das razões, empresas e convênios, ter uma usina de energia solar em escala comercial é ótimo. Municípios isolados poderão ter energia elétrica num futuro próximo e o entrave em Belo Monte poderia ser resolvido com energia solar ou eólica.  Mas vamos ficar de olho em como este projeto irá se desenvolver a partir de agora. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário