segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bracelpa diz não poder aumentar uso de papéis reciclados

Fonte: Revista Sustentabilidade


De acordo com o coordenador  do grupo técnico de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Robinson Cannaval, a  indústria papeleira não está preparada para atender às determinações do projeto de lei federal que obriga as editoras a utilizar papel reciclado em pelo menos 30% das publicações, informou a agência Câmara.


Cannaval acredita que seria necessário  aumentar a produção de papel reciclado em 200 mil toneladas por ano para cumprir o Projeto de Lei 2308/07 que tramita na Câmara dos Deputados.



O especialista disse que o país não tem capacidade para coletar aparas de papel que sejam recicladas em quantidade suficiente para atender à demanda do projeto, e, portanto, teria que recorrer à importação de sobras. 

O Brasil consome em torno de 8 milhões de toneladas de papéis por ano. Disto, 45%, ou seja, um pouco menos de 4 milhões de toneladas, é de papel reciclado, segundo a 
Bracelpa. Um aumento de 200 mil toneladas representaria um aumento de produção de cerca de 5%.Cannaval participou da audiência pública no dia 3 de abril na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário