quinta-feira, 16 de junho de 2011

Até fibras de aço já são sustentáveis

Fonte: Revista PEGN



 Pegando carona na onda da sustentabilidade, a Locaville, empresa especializada em locação e venda de equipamentos para construção de pisos industriais, criou a Ecofibra, produzida a partir de aço reciclado e usada na mistura de concreto aplicado na execução de pisos industriais. Este material substitui a tradicional tela de aço e é ecologicamente correto, diferentemente das existentes no mercado que são produzidas a partir de aço virgem.

A matéria-prima da EcoFibra vem de chapas de aço descartadas, provenientes principalmente das indústrias de eletrodomésticos. A empresa compra este material, que poderia se perder e continuar poluindo o meio ambiente, e o submete a um processo de corte e dobra minuciosos e específicos para obter maior aderência ao concreto e garantir que o resultado final seja eficiente.

O produto foi idealizado pela empresa que viu no mercado da construção civil, em crescente expansão, a oportunidade de lançar uma fibra de aço que reaproveita as sobras vindas de outras indústrias, não necessitando a extração de minério da natureza.

Esse processo de reciclagem minimiza a quantidade de poluentes dispersados no ar, já que, segundo o Inventário de Emissão de CO² da CETESB de 2006, a indústria do aço emite 1,46 toneladas de CO2  para cada tonelada de aço produzido. Somente o setor da construção civil brasileiro consome mais de 30% da produção nacional do minério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário