quarta-feira, 4 de maio de 2011

ônibus minhocão: uma solução sustentável para o problema do transporte público



Soube desta incrível iniciativa através do blog Cidade Modelo e venho aqui transmiti-la para vocês leitores. A cidade de Curitiba, que já é modelo de quase tudo neste País, está inovando novamente e segundo as “ecodentências”. 

O “maior ônibus do mundo”, conhecido também na capital paranaense como “Avatar” é bi articulado e utiliza biocombustivel. Ponto para a prefeitura da cidade, que já vinha testando este tipo de combustível há algum tempo em biarticulados comuns. A redução de poluentes pode chegar a 70%

Este é um ótimo exemplo para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que precisam urgentemente trocar suas frotas, modernizá-las e adequá-las aos novos parâmetros ambientais. Curitiba provou que isto é possível. Além disso, os novos ônibus transportam um número maior de pessoas, contribuindo mais ainda com o ambiente.

Quanto a funcionalidade e viabilidade de sua utilização em todos os grandes centros, será preciso colocá-los em uso para testar a sua real funcionalidade, tanto na economia, redução de gases e fluxo no transito.  No Rio de Janeiro, há uns 20 anos atrás, foi testado e não foi muito funcional, esperamos que agora a visão seja outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário