segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pesquisadores da USP desenvolvem "Concreto Sustentável"





Uma pesquisa realizada pela USP pode unir dois termos totalmente distintos para formar uma solução sustentável para o nosso futuro. Acredite se quiser, mas pesquisadores da Universidade de São Paulo provaram que um concreto “sustentável” é possível e viável para a nossa realidade.

A ideia foi do engenheiro civil e autor do estudo Tobias Pereira, que foi motivado pela vontade de desenvolver um produto que fosse mais econômico e mais eficaz para os engenheiros.  Segundo  o criador da idéia, além da sustentabilidade, este tipo de concreto tem vida útil superior ao concreto tradicional, o que faz dele uma opção economicamente mais viável para a construção civil. 

Na fabricação foi diminuída a quantidade de cimento e adicionada uma fórmula um aditivo superplastificante composto por policarboxílicos, acabando com os vazios dentro do concreto.

Deveriamos aproveitar iniciativas como essa para ontem, com Copa do Mundo e Olimpíadas quase à porta. Uma oportunidade de ouro para que o País possa finalmente liderar essa novo “jeito” sustentável de ser que fará do mundo um lugar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário