terça-feira, 5 de abril de 2011

Máquina transforma lixo hospitalar em lixo comum



Finalmente uma solução decente para o lixo hospitalar. A solução foi lançada em Curitiba na semana passada e atende pelo nome de Newster 10. O aparelho é um esterilizador de resíduos de saúde potencialmente infectados.  O Newster 10 transforma o lixo hospitalar em resíduo comum, permitindo que ele seja encaminhado de maneira correta, com mais facilidade.


Neste processo, os resíduos sofrem decomposição térmica de proteínas, ruptura de membranas celulares e modificação química dos componentes celulares. Para isso, a tecnologia utiliza uma câmara hermética, com pressão atmosférica e altas temperaturas em um ambiente úmido. Dentro da câmara há uma parte giratória com lâminas que desintegra, agita e aquece os resíduos por meio de impactos e atritos. Quando a temperatura chega a 155ºC, o aparelho borrifa água vaporizada para garantir o processo de esterilização. 


Muita coisa pode ser feita para melhorar o atual estado das coisas. Iniciativas positivas podem nos inspirar a começar a reciclar. Boa tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário