segunda-feira, 28 de março de 2011

Seja sustentável: Três dicas para deixar a cidade mais limpa


Andei pesquisando um pouco sobre como deixar a cidade mais limpa. Elaborar dicas e tópicos é sempre complicado, mas pensei em algumas que podem tornar a sua vida, do seu vizinho e do vizinho dele ainda melhor. São coisas simples, que acredito que muitos já façam, mas não é nada de mais lembrar. Lá vai:

 
1 – Coleta Seletiva: Por dia, são geradas 17 toneladas de lixo todos os dias em São Paulo, sendo que deste montante, 10 toneladas são de lixo doméstico. Não precisa pensar muito para chegar a conclusão que se não reciclarmos parte do nosso lixo, logo teremos um “colapso do lixo”. Além disso, a coleta em São Paulo já está bem desenvolvida. Verifique aqui e aqui quais são os dias e regiões que o caminhão passa na sua rua.

2 – Deixe o carro na garagem: Ok, esta deve ser um pouco mais difícil do que a primeira, mas não custa tentar. Em 1998 já foi criado o Dia Mundial Sem Carro, que até hoje é celebrado no mundo todo. Que não seja sempre, mas que pelo menos um dia da semana (além do rodízio, claro), deixe de usar o seu automóvel. Os benefícios são imensos e o esforço é pequeno. Pense nisto.

3 – Economize água: Todo mundo já está careca de saber que lavar o quintal e a calçada já está fora de moda e gasta a nossa preciosa água sem necessidade. Banhos mais econômicos e algumas medidas podem fazer exemplo para os seus vizinhos. Lembre-se a conscientização parte de você, não espere que um decreto municipal seja baixado para que você comece a exercer a cidadania. Gaste menos água, varra o quintal e a calçada e lembre-se de recolher as fezes de seu cão quando sair para passear, com o Kata Kaka, como já havia dito aqui.

Espero que estas dicas, que são básicas, possam nos ajudar a conscientizar nossos vizinhos e construir uma cidade cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário