segunda-feira, 21 de março de 2011

Programa nacional de Biodiesel aumenta renda familiar em R$ 6 mil no nordeste

(Via Agência Estado)



Nos últimos tempos, investimentos feitos para o cultivos de matérias-primas do nosso biodísel têm ganhado muita força, principalmente na região Nordeste. Um grande exemplo é o Programa Nacional de Biodiesel, responsável por aumentar a renda dos pequenos produtores em R$ 6 mil por ano, com ações como a garantia da compra com contratos de longo prazo.  
Por meio destes contratos com a Petrobras Biocombustível (PBio), os agricultores locais também ampliam a produção e trocam terras arrendadas por próprias, movimentando a economia de municípios da Bahia, de Sergipe e Pernambuco. De 100 mil famílias que plantam oleaginosas para a produção de biodiesel no Brasil, o PBio atende mais de 50% por meio de contratos.
A parceira consiste no fornecimento de sementes de mamona e girassol para o produtor, além de assistência técnica. Na hora da comercialização, os preços são definidos pelo mercado conforme a data da entrega, respeitando o valor mínimo definido pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário