quinta-feira, 24 de março de 2011

Procura-se um profissional com perfil Sustentável



Li uma notícia estes dias e quero compartilhar com os leitores. Deu n'O Globo no dia 15 de março, a seguinte notícia, Procura-se um profissional com perfil sustentável , que nos abre um horizonte de perguntas, muitas delas já sabemos responder de antemão. Aqui vão algumas:

1 - O que as empresas esperam dos novos profissionais?

2 - Quais os diferenciais de uma mentalidade sustentável podem beneficiar sua carreira?

3 - Qual é exatamente o perfil deste "profissional sustentável”?


Creio que muitos já devem ter respondido mentalmente pelo menos uma das questões. Maturando um pouco as questões que proponho, posso responder à minha maneira.

Além de competência e iniciativa, qualquer empresa antenada espera que o seu contratado haja com uma mentalidade inspirada no que hoje chamamos de sustentabilidade. Não no sentido literal, já que ela se aplica a todo um sistema, mas sim ao indivíduo, para que tenha uma conduta harmônica com seus companheiros, faça a empresa crescer e que também se desenvolva. A lógica segue exatamente a do tripé imaginário que o modelo de sustentabilidade propõe.

Creio que a segunda pergunta já ficou subentendida nesta primeira resposta, mas acrescento o seguinte: além da conduta no trabalho, a empresa também espera que o seu colaborador siga o mesmo conceito em sua vida. Levando uma vida "sustentável", o colaborador tem menos chance de entrar em conflito com a realidade da empresa.

A terceira questão, responderei de maneira diferente, com tópicos que ilustrem o que acredito:

- Boa comunicação com a equipe;

- Enxergar além da superfície, um olhar apurado;

- Compreensão complexa da realidade

- E a visão sistêmica para analisar o seu lugar na sociedade


Gostou, não gostou, têm dúvidas, sugestões, não concordou com  nada ? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário