terça-feira, 22 de março de 2011

Cinco dicas para o consumo consciente de água


Hoje é o Dia mundial da água e não que seja uma data especial para falar sobre o seu consumo consciente, já que devemos falar e principalmente fazer todos os dias. Já é assunto batido falar sobre a escassez de água no planeta para as próximas gerações, então pensei em formular algumas dicas eficientes para um consumo inteligente de água. 


 

1 – Diminuir o tempo do banho: Algo próximo de cinco minutos é um bom tempo de banho. Evite extrapolar este limite, que em longo prazo pode prejudicar banhos futuros. Se quiser ajudar ainda mais o planeta, ensaboe-se com o chuveiro desligado.




2 – Apertar torneiras: Já ouviu aquela história de que de grão em grão a galinha enche o papo? Então, nesse caso é a mais pura verdade. Até 160 litros de água podem ser desperdiçados num dia inteiro. Feche bem as torneiras.  

3 – Utilizar regador para regar as plantas: Tudo bem, regar com a mangueira é mais rápido. O problema é que com o uso do regador, pode-se economizar três vezes mais água do que com a mangueira. Isso pode valer para lavar o carro também.



4 -  Varrer em vez de lavar o quintal: Essa é a mais velha de todas, mas trate de se mexer e pegue a vassoura, as futuras gerações agradecem.


5 – Captar água da chuva em baldes: Se você realmente não consegue cumprir as dicas 3 e 4, capte água da chuva em baldes e os utilize pala lavar o quintal, o carro e regar as plantas.

Por mais básicas que sejam, espero que possam contribuir para que o consumo inteligente, não só de água, seja uma realidade aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário